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Propostas

Na seção “Propostas” do menu “Negócios”, você encontrará uma visão geral de todas as suas propostas. Para cada proposta, são exibidos dados como número de identificação, nome do cliente, tipo de serviço (atendimento ou proposta) e o valor total. Além disso, você pode ver o status atual da proposta (gerada ou cancelada).

Para criar novas Propostas, clique no símbolo de adição (+). Ao clicar, você será direcionado para outra tela, onde poderá gerar um novo Atendimento/Proposta.

Seção “Tipo de Proposta”:

  • Tipo de Proposta: Um campo de seleção (dropdown) que permite escolher o tipo de proposta que está sendo criada. É possível cadastrar um novo atendimento ao clicar no símbolo de adição (+).
  • Data de Criação: A data em que a proposta está sendo criada.
  • Situação: Indica o status atual da proposta, como “Em aberto”, “Atendido”, “Atendido Parcialmente”.
  • Número: Um número único que identifica a proposta.

Seção “Cliente”:

  • Cliente: Um campo para buscar o cliente no banco de dados do sistema. Ao digitar o nome ou parte do nome do cliente, o sistema apresentará uma lista de opções para seleção.
  • CPF/CNPJ: O número de identificação do cliente (CPF para pessoas físicas ou CNPJ para pessoas jurídicas).
  • Endereço: Campos para preencher o endereço completo do cliente, incluindo rua, número, complemento, bairro, cidade, estado e CEP.
  • Telefone: Campos para informar os telefones de contato do cliente (fixo e celular).
  • E-mail: O endereço de e-mail do cliente.
  • Contato: Um campo para informar o nome da pessoa que está sendo contatada na empresa cliente.

Seção “Serviços”:

  • Código: Um código interno para identificar o serviço.
  • Descrição: Uma descrição detalhada do serviço a ser oferecido.
  • Descrição Adicional: Um campo para adicionar informações complementares sobre o serviço.
  • Quantidade: A quantidade do serviço a ser oferecido.
  • Unidade de Medida: A unidade de medida utilizada para o serviço (ex: horas, unidades, metros).
  • Valor: O valor unitário do serviço.
  • Desconto (valor): O valor do desconto a ser aplicado ao serviço, se houver.
  • Total: O valor total do serviço, considerando o valor unitário e o desconto.
  • Adicionar Serviço: Um botão para adicionar uma nova linha à tabela de serviços, permitindo incluir mais itens na proposta.


Na seção ‘Condições’, você encontrará as seguintes categorias: Introdução, Validade, Garantia, Prazos de Entrega, Condições de Pagamento, Observações, Informações Adicionais e Finalização. Além disso, você pode economizar tempo ao utilizar nossos padrões de propostas personalizados, acessíveis através da opção ‘Cadastro/Padrões de Propostas’.

No momento do envio da proposta, é possível selecionar o e-mail para o qual a proposta será direcionada.


Na seção ‘Campos Inclusos na Proposta’, é possível visualizar de forma resumida quais requisitos foram incluídos na proposta.

Sumário