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Primeiros Passos

Bem-vindo(a) ao NEXT Business!

Este guia apresenta os passos iniciais para que você possa começar a operar o sistema e aproveitar ao máximo todas as funcionalidades oferecidas.

Para iniciar, acesse o NEXT Business após informar seus dados de acesso em https://finance.net.br/Login. Selecione a carteira que contempla o NEXT Business e clique no ícone do módulo. Uma nova guia será aberta em seu navegador.

Seguindo esses passos, você terá acesso completo ao NEXT Business, permitindo explorar e utilizar todas as suas funcionalidades.

Na tela “Início”, você obterá um panorama completo dos seus negócios por dia, semana, mês e ano. Essa tela apresenta os totais faturados em cada período, oferecendo uma visão clara e detalhada do desempenho financeiro da sua empresa.

À esquerda, o menu do sistema organiza os recursos por função:

  • Início: Retorna para a janela inicial do NEXT Business, fornecendo uma visão geral do seu negócio.
  • Negócios: Aqui, você encontra recursos para gerar propostas, cadastrar contratos e realizar faturamentos, incluindo a geração de NFSe ou recibos.
  • Cadastros: Utilize este menu para cadastrar serviços, classes de impostos sobre faturamentos (exceto para empresas optantes pelo SIMPLES Nacional) e definir textos padrões para as propostas a serem geradas.
  • Configurações: Realize cadastros e parametrizações gerais da sua empresa, documentos a serem emitidos, certificado digital, classificações padrões de taxas e impostos de notas fiscais, e configurações para vendas por cartão.

Configurar e parametrizar sua carteira

Cadastrar os dados da sua empresa:


No menu “Configurações” → “Empresa”, é possível cadastrar todos os dados essenciais da sua empresa, necessários para a geração de documentos e propostas.

Após o preenchimento das informações, clique em “Salvar”.

Definir os tipos de documentos para faturamento:

Em “Configurações” → “Documentos Fiscais”, você pode cadastrar e configurar os tipos de documentos para posterior faturamento. Os tipos de documento disponíveis atualmente são:

  • NFSe (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica)
  • NFSe Nacional
  • Recibo


Nesta configuração, é necessário fornecer a numeração inicial para cada categoria de documento registrada, indicar a logomarca a ser incorporada no documento em formato PDF e detalhar informações específicas correspondentes a cada tipo de documento.

Após inserir todas as informações necessárias, clique em “Salvar” para confirmar e inserir o novo tipo de documento.

Importar Certificado Digital A1, para emissão de NFSe:

Acesse o menu “Configurações” → “Certificado Digital“, para importar o seu certificado digital e informar a senha do certificado.

Cadastrar Classes de Impostos*

  • A definição de classes de impostos não está disponível para MEIs ou empresas optantes pelo regime Simples Nacional.

O cadastro de Classes de Impostos é necessário para o cálculo dos impostos ao gerar notas fiscais. Cada classe representa um cenário de tributação, com os impostos incidentes e suas respectivas bases de cálculo e alíquotas.

Para acessar, vá em “Cadastros” → “Classe de Impostos” e clique no botão “+” no canto superior direito para inserir uma nova classe.

Nomeie e preencha as informações de cada imposto incidente no cenário cadastrado.

Clique em “Salvar”, para finalizar o cadastro.

Cadastre quantas classes precisar, considerando todos os cenários de tributação possíveis em seu faturamento.

Cadastrar seus Serviços

Para cadastrar os serviços ofertados por sua empresa, acesse o menu “Cadastro” → “Serviços”.

Clique no botão “+” para incluir um serviço:

Preencha as informações solicitadas, observando os campos obrigatórios marcados com um asterisco*:

Clique em “Salvar” para finalizar o cadastro de novo serviço e sair desta tela.

Repita o processo para cadastrar todos os serviços ofertados pela empresa.

Gerar uma NFSe ou Recibo

Após configurar e cadastrar as informações essenciais, você pode começar a operar seus negócios, gerando propostas, cadastrando contratos e emitindo notas fiscais ou recibos.

Para gerar suas NFSe’s ou Recibos, acesse o menu “Negócios” → “Faturamento” e você visualizará um resumo dos documentos emitidos no mês vigente.

Clique no botão “+”, no canto superior à direita e insira os dados do novo documento, percorrendo as seções do documento:

Para finalizar, clique em “Salvar” ou “Salvar e Transmitir” (para transmissão de NFSe para a Prefeitura).

Observação importante: O cadastro de Clientes é realizado no NEXT Finance.

Agora que você concluiu estes passos, está pronto para explorar as demais funcionalidades do NEXT Business!

Se precisar de mais orientações, consulte os demais tópicos deste manual ou entre em contato com nosso time, utilizando um de nossos canais de atendimento.

Sumário