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Faturamento


No menu de “Faturamento”, é viável cadastrar todas as notas fiscais, incluindo informações como data de emissão e vencimento, numeração registrada no sistema, número da prefeitura, apresentando o nome do cliente ou empresa para a qual o serviço foi prestado, juntamente com os valores total e líquido.


Vamos iniciar um novo cadastro clicando na opção de “+” no canto superior direito:


A primeira seção a ser preenchida é a de ‘Dados Gerais’, onde todos os campos são necessários de serem preenchidos. Você pode identificar se um campo é obrigatório ao observar a presença de um asterisco ao lado da descrição. A data de emissão será automaticamente preenchida com o dia em que este novo documento está sendo criado. A numeração seguirá uma ordem sequencial, sendo um número após o último documento criado.

No campo “Tipo de Documento”, você pode selecionar o tipo de documento que já foi criado na opção “Configurações/Documentos”, seja ele NFe, Recibo, entre outros.

No campo ‘Natureza da Operação’, você deve preencher a tributação, escolhendo entre as opções possíveis.

Cliente

Já na seção ‘Cliente’, é possível localizar os dados do seu cliente. Abaixo, apresentarei todos os campos necessários para realizar a busca do cliente. Todos os dados exibidos nesta tela são provenientes do Next Finance, onde é possível cadastrar os clientes e realizar alterações em seus cadastros.

Mostrando todas as informações do cliente que foram cadastradas:

Serviço

Na seção de ‘Serviços’, é possível cadastrar o serviço prestado ao cliente. Ao clicar no botão de adicionar serviços, você pode incluir as informações sobre o serviço prestado. Esses serviços são cadastrados na aba “Cadastro/Serviços”.

Você pode atribuir um código para identificação mais rápida ou buscar pelo nome do serviço na seção correspondente. Além disso, é possível especificar a quantidade de vezes que o serviço foi prestado, indicar a unidade de medida e apresentar o valor correspondente.

Após selecionar o serviço, serão exibidas as informações correspondentes ao serviço:

Após ser adicionado, é possível alterar o valor do serviço, incluindo descontos e modificando a quantidade do serviço:

Podendo também colocar uma descrição neste serviço que foi prestado:

Impostos e Descontos

Na seção ‘Impostos e Descontos’, é possível selecionar o tipo de desconto ou imposto que será aplicado no serviço prestado:

Forma de pagamento

Na seção ‘Forma de pagamento’, é possível selecionar o método pelo qual o pagamento será realizado:


Também estão disponíveis opções específicas, como pagamento via Pix e garantia. Caso haja outra forma de pagamento não listada, você pode selecionar a opção ‘Outra’. Além disso, é possível escolher a conta na qual o pagamento será efetuado.

Você pode selecionar a quantidade de parcelas desejada:

Exibindo na janela abaixo como será distribuído o valor parcelado de acordo com a quantidade de parcelas:

Na seção de classificações, é possível categorizar o serviço como pertencente ao ‘Plano de Contas’ e ao ‘Centro de Custo’. Além disso, são exibidos o valor atual que está sendo cobrado pelo serviço.


Você pode selecionar o ‘Plano de Contas’ e o ‘Centro de Custo’ na seção de classificações, acessando o ícone ao lado do valor:

Resumo da Nota Fiscal

Após concluir todo o processo de cadastro de um novo faturamento, você encontrará a aba ‘Resumo da Nota Fiscal’, onde um resumo do serviço prestado é gerado. Para criar esse resumo, basta clicar em ‘Gerar Texto Descritivo da Nota’.

Para finalizar o faturamento, clique no botão “Salvar”. Se desejar transmitir imediatamente, há também a opção ao lado para realizar a transmissão. Em caso de necessidade de cancelamento e refazimento da nota, existe o botão correspondente ao lado.

Imprimir Documento

Voltando para tela inicial temos ao conto superior direito 3 pontinhos, nele temos várias opções. A primeira delas é impressão de documento, para imprimir um documento, você dele selecionar o documento que deseja imprimir e clicar na opção “Imprimir Documento”.

Transmitir e Gerar Documento

Para transmitir ou Gerar um documento, é necessário selecionar os documentos que se deseja transmitir ou gerar e clicar na opção “Transmitir/Gerar documento”.

Envio de E-mail

Para enviar um documento por e-mail, localize-o na lista e selecione-o (lembrando que para essa função deve estar preenchido o envio de email no Next Finance) . Em seguida, clique no botão “Enviar e-mail”. O sistema enviará o documento para o endereço de e-mail cadastrado no perfil do cliente.

Após clicar em “Enviar”, uma nova janela será aberta, permitindo que você adicione outros endereços de e-mail aos destinatários. Se não quiser adicionar mais ninguém, clique em “Enviar” novamente.

Geração de Pix

Para geração de Pix é necessário que a forma de pagamento do documento esteja como Pix. Para gerar o Pix, selecione o documento e clique em “Gerar Pix”.

Geração de Boleto

Para a geração de boleto é necessário que a forma de pagamento esteja como boleto ou boleto Pix. Basta clicar na opção “Gerar boleto”.

Cancelar Documento

Para cancelar um documento, basta selecionar o lançamento desejado e clicar na opção “Cancelar Documento”. Assim ele irá cancelar um lançamento o qual já foi emitido.

Exportação para Excel

Nesta opção é possivel exportar todos os lançamentos para formato excel. Para isso basta clicar em “Exportar Excel”.

Exclusão de lançamentos

Para exclusão de lançamentos basta selecionar o lançamento ou os lançamentos desejados, e clicar na opção “Excluir documento”.

Sumário